terça-feira, 28 de maio de 2013

AS TECNOLOGIAS, O ENSINO E A PESSOA HUMANA

As tecnologias desencadearam uma mudança de funcionamento da sociedade e tem trazido alguns problemas de comportamento na educação cultura. Isto se deve ao fato de uma constante invasão de aparelhos com dispositivos e aplicativos totalmente desconhecidos pela maioria da população brasileira. Não há mais nenhum grupo social que não esteja atingido por essa onda tecnológica. Isso te de alguma forma tem influenciado no modo de aprendizado. Como é que as escolas, as universidades tem enfrentado esse assunto?  Não é que as tecnologias são maléficas à sociedade, mas é a maneira como o ser humano está lidando com esses aparelhos? Deveríamos nos perguntar, o ensino melhorou, piorou com a tecnologia? Os aparelhos celulares, a internet estão a serviço da educação e da cultura, ou estas estão interferindo na construção de uma cultura do isolamento, individualismo?

A tecnologia, a internet está aqui, não veio de nenhum lugar. É uma técnica que está sendo aperfeiçoada e muito velozmente. Isso é muito bom, podemos nos comunicar simultaneamente com várias pessoas ao mesmo tempo. Contudo, ela também tem seus perigos. 





A tecnologia deve está a serviço da pessoa humana e não o contrário. Não deve interferir no pensamento lógico do estudante. A mediação professor-estudante e colegas, está hoje enfrentando problemas de ordem interativa. Quantos alunos estão em sala de aula com um notbook, telefone android ligados e o professor  falando sozinho??

Nenhum comentário:

Postar um comentário